Nos dias 6, 7 e 8, fortes chuvas atingiram nas regiões do Planalto Norte, Alto e Médio Vale do Itajaí e Litoral Norte de Santa Catarina. Chuvas estas que elevaram o nível dos rios da região e causaram alagamentos, desmoronamentos, bloqueio de casas, queda de barreiras e arvores. Foram 42 municípios afetados. 30 cidades em Situação de Emergência e duas em Estado de Calamidade Pública. A Defesa Civil de Santa Catarina registrou cerca 130 mil afetados e 20 mil desalojados ou desabrigados. A Defesa Civil do Estado registrou dois feridos em Guaramirim, devido a um desmoronamento e uma morte em Mafra.

O Governo Federal e Estadual destinaram 5 milhões para o atendimento emergencial as cidades e pessoas atingidas. O Ministro da Integração do Governo Federal, Francisco Teixeira, e o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Adriano Pereira garantiram a liberação imediata de R$ 3 milhões para auxílio à Santa Catarina. Recursos esse que serão enviados ao Estado e posteriormente se houver necessidade será disponibilizando mais. E o Governo de Santa Catarina, assegurou mais R$ 2 Milhões.

A ação Cáritas e da Igreja

A Cáritas e a Igreja estão realizando o acolhimento de desalojados e desabrigados nas regiões mais afetadas. Também está fazendo o levantamento dos danos causados pelas chuvas e atuando no controle social, principalmente ao que diz respeito a necessidades básicas e violação de direitos da população atingida.

As ações estão sendo realizadas pela Cáritas Diocesana de Caçador e pela ADIPROS (Diocese de Joinville), entidades que atuam nas regiões atingidas. A assistência, direta ou indireta, já atinge cerca de 80 famílias desalojadas e desabrigadas, em cerca de 10 municípios atingidos pelas chuvas.

Como você pode colaborar

A solidariedade é que transforma. E a Cáritas trabalha nesta perspectiva. Ajude as famílias atingidas pelas chuvas

Somos Cáritas, somos Solidariedade!

 

CÁRITAS BRASILEIRA REGIONAL SANTA CATARINA

(48) 3234 7033 – ramal 210

 

CÁRITAS DIOCESANA DE CAÇADOR

(49) 3536 2045

 

SANTUÁRIO  SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS – DIOCESE DE JOINVILLE

(47) 3455 2204

 

EMERGENCIA:

DEFESA CIVIL DE SANTA CATARINA – 199