A Cáritas Diocesana de Lages inaugurou no dia 17 de fevereiro o Centro de Desenvolvimento Comunitário Solidário, no bairro Novo Milênio, com presença de mais de 50 pessoas. A atuação organizada da comunidade já existia há cerca de nove anos, e com o apoio da Pastoral da Criança, da Children Incorporated e do Consulado da Mulher, de Joinville. A Children Incorporated, entidade que tem sua sede nos EUA, investiu mais de R$ 80 mil para a implantação do projeto. A Pastoral da Criança cedeu o local, e o Consulado da Mulher doou equipamentos como fogão, freezer e refrigerador.
Estiveram na inauguração, Dom Oneres Marchiori, presidente da Cáritas Diocesana de Lages, Marianne Vermeer, presidente da Children Incorporated, Gustavo Brandão, gerente da Children Incorporated no Brasil, Cleide Gasparim,  representante do Consulado da Mulher, e representantes da Pastoral da Criança, gestores públicos, técnicos do CRAS, imprensa, convidados e  comunidadesO Grupo Art Mulher, composto por 20 mulheres, produzirá neste local, pães, bolos e bolachas que serão comercializados na comunidade. Algumas mulheres do grupo vão atuar na confecção de artesanatos, na confecção de cobertores e acolchoados de lã. O projeto será acompanhado pela agente Cáritas, Maria Aparecida Fonseca, acadêmica do Curso de Serviço Social da UNIPLAC, e integra o grupo de economia solidária: Geração Mulher.

O projeto conta com trabalho em rede, com parcerias do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC, do CRAS do bairro Centenário, do Centro de Educação Infantil Municipal – CEIM do Novo Milênio, da UNIPLAC, de lideranças da comunidade e de voluntários. Deste modo, com o funcionamento do Centro, as famílias envolvidas no projeto terão a oportunidade de aumentar a renda.

 

Por Louise Siqueira, da equipe da Cáritas Diocesana de Lages.

No slides are available.