“(…)que as pessoas até agora excluídas social e politicamente se levantem e sejam protagonistas da transformação da sociedade brasileira e mundial”.(Poletto,Ivo. Somos Cáritas Somos Solidariedade. p.05 www.caritas.org.br)

Na noite da última terça-feira, 8/9, catadores de material reciclável de Ituporanga, na região do Alto Vale, se reuniram realizar a primeira assembleia da Cooperativa de Catadores de Material Reciclável do Ituporanga (Coopercicla). O processo de organização desses trabalhadores para fundação da Coopercicla vem sendo acompanhado pela Cáritas, através do projeto Fortalecendo Experiências de Economia Solidária, patrocinado pela Petrobras, e apoiado pelo poder público municipal.

Durante a Assembleia de fundação, o estatuto da cooperativa foi lido e aprovado por todos os membros-fundadores, que também tiveram a oportunidade de sanar dúvidas sobre a constituição legal da pessoa jurídica. Em seguida, foi eleita a primeira diretoria da cooperativa.

“A serenidade, esperança e anseio para este momento tão fundamental , como uma conquista de espaço e direito ao grupo, fez transcorrer com tranquilidade este momento. A alegria de tal conquista envolveu toda a assembleia, e olhar para este momento e perceber todo andamento deste processo tornar-se realidade”, avaliou a articuladora do FORTEES Zenir Gelsleichter.