Catadores de associações e cooperativas de Florianópolis, São José, Itapema e Itajaí, acompanhados pelo projeto FORTEES, participaram nos dias 28 a 30 de novembro, em São Paulo, da Expo Catadores 2012. A articuladora local do projeto na região de Florianópolis participou da atividade junto com os trabalhadores de materiais recicláveis e representantes do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) em Santa Catarina.

O evento trouxe, principalmente, uma amostra dos trabalhos dos catadores do país, como artesanatos, esculturas, etc., produzidos com materiais recicláveis e reúne projetos e entidades apoiadoras. Também foram apresentadas novidades e equipamentos para o trabalho com materiais recicláveis.

Além disso, durante a Expo Catadores aconteceram mesas temáticas com palestrantes e temas pertinentes à atuação dos catadores como formas organizativas, Política Nacional de Resíduos Sólidos, Economia Solidária entre outras. Paul Singer, secretário Nacional de Economia Solidária falou sobre os desafios e perspectivas da Economia Solidária apresentando, entre outras coisas, a dificuldade de tornar conhecida as práticas da Economia Solidária no país. Singer explica que a França, em meio ao momento de crise do capital pela qual passa o país, o governo pretende investir milhões na recuperação de fábricas falidas sob o controle dos trabalhadores com práticas autogestionárias. Segundo Singer, a França enxerga a Economia Solidária como única forma de combater a crise. Singer ainda destaca a importância de os trabalhadores de materiais recicláveis e do MNCR participar dos Fóruns de Economia Solidária em suas várias instâncias.

Após a Oficina de Catadores de Materiais Recicláveis, em dezembro de 2011, a articuladora passou a acompanhar os catadores com apoio da Ação Social Arquidiocesana de Florianópolis. A participação no evento estreita as relações com os catadores e dá maior conhecimento sobre o assunto, trazendo elementos que contribuirão para o dia a dia da execução do projeto.

Por Adriana Silveira Ruiz Diaz, articuladora local na região de Florianópolis.