Com o tema “10 anos de Caritas em SC: Solidariedade que transforma”, a Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina realizou nos dias 26 e 27 de fevereiro, no Centro de Formação Católica, no município de Lages, sua VIII Assembleia Regional.

A 8ª Assembleia foi um momento importante da caminhada da Caritas em Santa Catarina, pois comemoramos 10 anos de existência. Celebramos os avanços e de ter transformado a entidade Caritas num instrumento de evangelização e solidariedade aos mais excluídos e excluídas socialmente. Por isso, a assembleia reforçou os compromissos da Caritas com a Economia Solidária, com o trabalho de Gestão de Risco e Emergências Naturais e Sociais, com a conquista e garantia de direitos sociais aos mais pobres. Também a Caritas em SC nesta assembleia confirma sua forma de trabalho em rede, com as Caritas Diocesanas, com as Pastorais Sociais, Dioceses, com Movimentos Populares e demais parceiros. Enfim a Assembleia é o momento de fortalecer estas ações impulsionadas pelos princípios e valores da mística e espiritualidade libertadora e ecumênica, contribuindo desta forma, com a construção de uma  sociedade justa e solidária.”, explica o Secretário Executivo da Cáritas Regional Sul 4, Roque Ademir Favarin que despede-se do serviço após 8 anos de dedicação.

Debates, discussões e planejamento aconteceram no decorrer da Assembleia, onde os participantes elencaram as três prioridades e ações que nortearão os trabalhos do próximo quadriênio (2015-2018):

Prioridade 1: Promoção e fortalecimento de iniciativas locais e territoriais de desenvolvimento solidário e sustentável.

Prioridade 2 – Defesa e promoção de direitos, mobilização e controle social das políticas públicas.

Prioridade 3 – Sustentabilidade e fortalecimento da Rede Cáritas

Na ocasião houve também a composição do conselho e eleição Secretario Executivo, ficando com a seguinte composição:

• Gelson Nezi – Secretario Executivo Regional
  • Padre Marino Loff – Conselheiro Titular
  • Sarajane Zanotto Pedroso – Conselheira Titular
  • Padre Roque Ademir Favarin – Conselheiro Titular
  • Marcos Tramontin Serafim – Conselheiro Titular
  • Fernando Anisio Batista – Conselheiro Suplente
  • José Eroni Medeiros – Conselheiro Suplente
“Nesse momento de tamanha importância para a Caritas Brasileira Regional de Santa Catarina, agradecemos  com grande generosidade e solidariedade as Entidades Membros da Cáritas, bem como, ao Padre Roque que desempenhou, como missão de seu sacerdócio, a articulação dessa grande rede de solidariedade na dedicação e construção destes 10 anos de solidariedade transformadora. Agora, com acúmulos de saberes e novos desafios, nos colocamos cada vez mais em sintonia com os Agentes Cáritas, Entidades Membros, Instituições da Sociedade Civil para continuarmos tal propostas para os próximos 4 anos”. Finaliza Gelson Nezi, secretario executivo, eleito na VIII Assembleia Regional da Caritas de Santa Catarina.