A Cáritas RS realizou na última sexta-feira (28) a primeira ação de ajuda, pela “Campanha de Solidariedade ao Povo Gaúcho”. Representantes da entidade estiveram na comunidade indígena Mbya Guarani de Passo Grande, município de Barra do Ribeiro, para entregar cestas básicas e edredons, conseguidos através da campanha. O valor investido pela Cáritas RS, nesta ação foi de R$ 7.919,30 mil. Na próxima semana, também serão entregues colchões para a comunidade. Segundo o Cacique, Mariano Karay, essa foi a primeira ajuda vinda depois do temporal que alagou quase toda a aldeia. “Nós perdemos muitas coisas com a enchente, principalmente pequenos animais como galinhas e porcos. Por isso, ajudas como essa que a Cáritas está dando é muito importante pois temos que recomeçar, afirmou ele.

Cerca de 24 famílias da comunidade indígena Mbya Guarani, sofreram perdas com as fortes chuvas que transbordou o riacho Guarani e invadiu praticamente todas as casas da comunidade. Segundo o relato dos indígenas, 22 pessoas, entre elas mulheres e crianças, ficaram ilhadas em uma das casas e só foram resgatadas quando a Defesa Civil foi chamada. O cacique Mariano Karay conta que as famílias perderam praticamente tudo. “Nossos alimentos, roupas, cobertores, colchões, e alguns animais foram levados pelo rio”, contou. A comunidade luta pela demarcação de sua terra tradicional desde 2009, junto com as comunidades Petim (Guaíba) e Arroio do Conde (Eldorado do Sul).

A “Campanha de Solidariedade ao Povo Gaúcho” lançada pela Cáritas RS, com o apoio da CNBB Sul 3, têm como objetivo arrecadar recursos para as famílias gaúchas que sofreram perdas com os temporais que ocorreram na semana passada. A campanha pretende estender a ajuda para outros municípios onde as famílias tiveram perdas em suas casas.

Sobre a Campanha

A Campanha de Solidariedade ao Povo Gaúcho foi lançada pela Cáritas RS, com o apoio da CNBB e o Bispo Referencial da Entidade, no dia 19 de agosto, em decorrência dos temporais que atingiram o Estado naqueles dias. Ela tem como objetivo arrecadar recursos para ajudar as famílias mais necessitadas que perderam total ou parcialmente suas casas e bens.

As doações estão acontecendo pelo Banco do Brasil:

Agência 1248-3 Conta Corrente: 4741-4 Em nome da Cáritas Brasileira Regional Rio Grande do Sul.

Por Bruna Garbin, assessora de comunicação da Cáritas Brasileira Regional Rio Grande do Sul.