O Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) terá seu primeiro prazo para inscrição de projetos encerrado no próximo dia 24 de maio. Após o envio dos projetos, o Conselho Gestor do FNS se reunirá no dia 09 de junho para análise.

A idéia de constituição deste fundo foi pautada na ajuda aos mais necessitados e vulneráveis. Deste modo, está ligado à superação de ações assistencialistas junto a comunidades pobres, incentivando por meio do fomento ao desenvolvimento comunitário e priorizando financiamentos a empreendimentos autogestionários e ambientalmente sustentáveis.

Os fundos são compostos por 40% do total da Coleta Nacional de Solidariedade realizada anualmente no domingo de ramos.  Os outros 60% permanecem na diocese de origem.

Os fundos apóiam projetos de formação e capacitação, mobilização para conquista e efetivação de direitos e superação da vulnerabilidade econômica e geração de renda.

A Cáritas compõe o Conselho Gestor do FNS – instância de aprovação das iniciativas a serem apoiadas pelo Fundo. As ações apoiadas pelo FNS contribuem para a melhoria das condições de vida de muitas pessoas. Os projetos apoiados por este fundo priorizam ações de formação de agentes de mudanças baseado nos princípios da construção coletiva de conhecimentos da realidade.

As próximas datas para inscrição de projetos serão:

ATA LIMITE DE RECEPÇÃO DE PROJETOS (correio eletrônico – e-mail)

ANÁLISE DO PROJETO PELO CONSELHO GESTOR FNS

Até 24 de maio de 2014 09 de junho de 2014
Até 13 de agosto de 2014 29 de agosto de 2014
Até 01 de novembro de 2014 17 de novembro de 2014

Para ler o edital completo, Clique Aqui 

Por Tanara Adriano, assessoria de comunicação Cáritas Brasileira