Cerca de 30 jovens participaram no último dia 02 e 03 de março do Seminário Juventudes e Desenvolvimento Solidário Sustentável promovido pela Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina. O Seminário aconteceu em Rio do Oeste e contou com jovens das regiões de Tubarão, Criciúma, Joinville, Rio do Sul, Caçador, Lages e Joaçaba.

O Seminário é parte das estratégias de atuação com juventudes, priorizada pela Cáritas nesse novo quadrienal (2012-2015) de atuação e inicia um processo de debates e ações desenvolvidas com a juventude em Santa Catarina.

A atividade discutiu o tema Desenvolvimento Solidário Sustentável e Territorial com o olhar da realidade juvenil e da solidariedade na sociedade em uma mesa com a presença de Alessandra Miranda, assessora de Direitos Humanos da Cáritas Brasileira, Rodrigo da Silva, do Instituto Catarinense de Juventude e Fernando Zamban, do Secretariado Regional da Cáritas de Santa Catarina.

Os jovens presentes conheceram um pouco mais da atuação da Cáritas em Santa Catarina, propuseram para as Entidades-membro algumas ações de trabalho com juventude em um primeiro desenho de planejamento da atuação com Juventudes na Rede Cáritas.

Outras organizações de juventude, especialmente a Pastoral da Juventude, contribuem para o debate e construção desse processo de acompanhamento e luta pelos direitos das Juventudes.