No início de julho (06) aconteceu no Centro ORIALAM (Associação de Amigos de Orientação Alternativa) em Imbituba, região de Tubarão/SC, a oficina de plantas medicinais e a utilização da fitoterapia. A Oficina é realizada pela Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina através do projeto Fortalecendo Experiências de Economia Solidária em Santa Catarina – FORTEES, patrocinado pelo Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, da Petrobras. Na região de Tubarão, as ações do FORTEES são executadas pela Cáritas Diocesana de Tubarão e para a oficina de Plantas Medicinais contam com apoio da Pastoral da Saúde na região.

Vindos de vários municípios vizinhos, 38 participantes da oficina puderam aprender mais sobre o uso adequado das plantas medicinais para melhoria da saúde das pessoas e também na expectativa de melhorar a renda familiar com produtos feitos com plantas medicinais. Nessa oficina, os participantes aprenderam a fabricação de sabonetes artesanais utilizando óleos e essências extraídos de plantas e da natureza como alecrim, mel e aveia.

Participantes atentos as explicações de como manipular as plantas medicinais.

Além da orientação no uso correto e responsável de diversas plantas, Cecília Cipriano Osaida, assessora da oficina explica a que as plantas medicinais já fazem parte da saúde pública. “Antes as plantas medicinais eram somente usadas como chazinhos, cura de quintal, hoje a fitoterapia é utilizada como ciência e já está no SUS como Política Pública” afirma Cecília.

A oficina serve de estímulo para o surgimento de grupos de Economia Solidária que possam trabalhar no processamento de Plantas Medicinais como prática integrativa e complementar à saúde, bem como o aumento da renda familiar. A Economia Solidária é um modo diferente de produzir, comercializar e consumir baseada em princípios de autogestão, cooperação, solidariedade, democracia, etc., onde pessoas trabalham coletivamente dividindo as sobras que adquirem com a comercialização de produtos ou serviços, sem patrão nem empregados.

Fortalecer novos EES (Empreendimentos de Economia Solidária) é o compromisso que a Cáritas assume e se coloca a disposição, contando sempre com parcerias e acreditando que é possível fortalecer a “Sociedade do Bem Viver” quando as pessoas garantem sua renda de fora digna e saudável.

Por Catarina de Faveri, articuladora local na região de Tubarão.