A Cáritas Diocesana de Criciúma, na 5° Semana da Solidariedade, realizou nesta terça-feira (12/11) o Pré-lançamento da Campanha Mundial da Cáritas contra a “Fome e a Pobreza no Brasil e Mundo”. Para aprofundar o tema da Campanha Mundial, contou com a assessoria do Irmão Irio Conti, religioso da Congregação dos Missionários da Sagrada Família. Ir. Irio que é doutorando em Desenvolvimento Rural apresentou na noite do dia 12, para dezenas de pessoas vindas de várias Paróquias e Entidades Membros da Cárita Diocesana, dados da realidade da fome e as concepções de pobreza. O encontro aconteceu no Centro de Pastoral da Paróquia Nossa Senhora da Salete da Próspera.

Diante de algumas questões que se tornam incômodas, o palestrante iniciou refletindo sobre o número de pobres no Brasil e no Mundo, em contrapartida com o elevado número de obesos, dados preocupante. No estado de Santa Catarina, os dados apontam para 106.440 (7,61%) o número de pessoas que se encontram na extrema pobreza.

Ao tratar das concepções de pobreza, Ir. Irio apresentou as classificações de pobreza segundo os métodos diversificados que são utilizados. E questionou sobre o que é pobreza? Quais suas manifestações? Quem são os pobres? A reflexão aprofundou ainda sobre o tema da Soberania Alimentar e Nutricional através de um pequeno histórico sobre o avanço da alimentação dentro dos diretos humanos, uma vez que cada pessoa é sujeito de direitos. Trabalhando a necessidade da soberania alimentar Ir. Irio enunciou que “A Soberania Alimentar é a via para erradicar a fome”.

O assessor questionou os participantes sobre os alimentos que consomem diariamente e apontou para a necessidade de saber fazer “escolhas” sobre os mesmos. Isso é importante, pois chama-se “consumo político”, onde as pessoas fazem escolhas de produtos baseados nas considerações éticas e desta forma é possível mudar práticas do mercado. Ao final da palestra houve um momento de partilha da palavra com questionamentos dos participantes, deixando assim a possibilidade de um debate aberto.

Na tarde da 4ª feira, dia 13, ainda na programação da Semana da Solidariedade, a Cáritas realizou encontro com a Entidade Membro da Paróquia São Roque de Morro da Fumaça, junto aos grupos do Projeto Abrindo Caminhos para o Futuro. Já à noite, no colégio Maria Garcia Pessi, em Araranguá, na Paróquia Sagrada Família, realizou uma Roda de Conversa com os alunos sobre o tema da desigualdade social.