A Cáritas Diocesana realizará sua 5ª Semana da Solidariedade na Diocese de Criciúma de 10 a 14 de novembro de 2013, com o tema “Solidariedade e Justiça social”. As atividades iniciam no dia 10 de novembro (Domingo) com abertura da semana da solidariedade nas celebrações das comunidades e paróquias e encerra no dia 14 de novembro com a Feira de Economia Solidária na Praça Nereu Ramos.

Trazendo como lema a profecia de Dom Helder Câmara “O verdadeiro cristianismo rejeita a idéia de que uns nascem pobres e outros ricos”, a Cáritas entra em sintonia com a campanha Internacional de combate à Fome e a pobreza no mundo, que será lançada oficialmente no dia 10 de dezembro pelo Papa Francisco, no dia dos Direitos Humanos. A Campanha Internacional da Cáritas pretende refletir e agir concretamente em relação à Fome e a Miséria existentes no mundo, uma vez que, segundos dados, cerca de um bilhão e trezentos milhões de pessoas continuam passando fome todos os dias no mundo (ONU). Só na América Latina são 62 milhões que passam fome, no Brasil 48 milhões (25,3% ) de pessoas estão na pobreza e 16,2 milhões (8,8%) na extrema pobreza.

No dia 12 de novembro (terça-feira) a Cáritas Diocesana fará um Pré-Lançamento da Campanha Internacional aprofundando o tema no Brasil “Fome e Pobreza no Brasil e Mundo”, através da Palestra com Ir. Irio Conti, RS, no Centro de Pastoral, Paróquia Nossa Senhora da Salete/Próspera, às 19:30h.

O Papa Francisco disse no Rio de Janeiro “Não se cansem de trabalhar por um mundo mais justo e solidário. Ninguém pode permanecer insensível às desigualdades que ainda existem no mundo. Não deixemos entrar no nosso coração a cultura do descartável, porque nós somos irmãos”. Por isso a Cáritas Diocesana convida a todos a serem parte da solidariedade que salva a vida de tantos irmãos que sofrem. Somos Cáritas por que somos solidariedade!

Entre em contato com a Cáritas Diocesana: E-mail: caritas@diocesecriciuma.com.br ou ( 48) 3433 1581

Confira a programação completa da 5ª SEMANA DA SOLIDARIEDADE.

Dia 10 de novembro: Domingo – Abertura da Semana da Solidariedade (nas celebrações apresentar a Semana da Solidariedade e sua programação, convidando as comunidades a participarem; fazer uma prece no momento oportuno). Segue uma proposta de celebração que poderá ser utilizada onde houver celebração da Palavra.

Dias 11 e 13 de novembro: Atividades nas Entidades Membro – a partir do tema Solidariedade e Justiça Social, seguem algumas sugestões de atividades nas Entidades Membro, comunidades, paróquias, escolas, etc…:

• CPPs, CPCs, Associações de Bairro, Associações de Moradores, CRAS… para alguma atividade em torno do tema: levantamento da realidade local, se tem pessoas ou famílias em situação de risco, que inclua falta de alimentação, extrema pobreza…;
  • Com as Escolas: sugerir a elaboração de Redações onde os alunos expressem sua compreensão sobre pobreza, miséria, desigualdades sociais…;
  • Realizar nos grupos, escolas, universidades e igrejas atividades para refletir sobre a fome e a pobreza no Brasil e o que provoca essa situação;
  • Mobilizar-se com o Poder Local e com o Consea do município audiências públicas para debater sobre a temática;
  • Realizar Seminário sobre a temática da fome e pobreza no Brasil.

Dia 12 de novembro: Pré lançamento da Campanha Mundial da Cáritas contra aFome e a Pobreza no Brasil e Mundo

Palestra com Ir. Irio Conti (RS)

Local: Centro de Pastoral, Par. N. Sra. Da Salete/Próspera, às 19:30h

– Abertura: Presidente da Cáritas