Por Devaneide de Brida

Saudações Povo de Deus da Rede Cáritas!

É com imensa alegria que chegamos até vocês para levar Boas Novas, Boas Notícias, em especial da Rede Cáritas da Diocese de Criciúma!

Em tempos de reflexão, oração, jejum, em preparação para acolher e assumir a Boa Nova da Páscoa de Cristo Ressuscitado, queremos ofertar os “frutos” de nossa caminhada.

Ofertemos nossa caminhada de discípulos missionários do Mestre Jesus.

Enfim, queremos ofertar nosso reencontro na 8ª Assembléia da Cáritas Diocesana de Criciúma, Assembléia esta Extraordinária.

A seguir, você pode conferir o que refletimos, socializamos, aprovamos e construímos. Então “vem, vamos embora que esperar não é saber, quem sabe faz a hora não espera acontecer”.

Pe. Wilson Buss, presidente da Cáritas Diocesana deu as boas vindas e acolheu a todos e todas.

Dom Jacinto, bispo diocesano, também fez suas colocações, valorizando todos os presentes que fazem este trabalho de caridade, salientando que a Igreja católica é a maior responsável pela ação de caridade no Brasil. Dom Jacinto reforça “o amor que levamos conosco deve ser expandido para nossas comunidades e para o nosso trabalho de caridade junto aos mais necessitados”.

Continuamos com a Assembléia onde refletimos sobre:

  • Fundo Diocesano de Solidariedade – FDS, foi aprovado no conselho diocesano de pastoral, a constituição do Conselho Gestor do FDS, a fim de receber e avaliar os projetos encaminhados, sendo que a Cáritas continuará com o acompanhamento e apoio aos projetos, em formação ou já constituídos.
  • Estudamos sobre: A mística e os lugares de missão da Cáritas, seguindo a mística de Jesus, enfatizando os lugares e momentos que Jesus passou e viveu: a Galiléia, o deserto e Jerusalém. Na Galiléia onde há o encontro com os necessitados sujeitos e destinatários de nossa ação; no deserto lugar do silêncio, da escuta; e em Jerusalém, centro do poder, local da reivindicação e da denúncia.Foram apresentados de forma criativa os pontos principais da caminhada.
  • Avaliação da Semana da Solidariedade realizada em novembro/2009
  • Seminário de Economia Popular Solidária será transferido para o dia 15 de maio/2010.
  • Informações sobre o andamento do projeto da KNH;
  • Leitura e aprovação do Regimento Interno da Cáritas Diocesana de Criciúma;

Assembléia extraordinária foi encerrada com a oração de envio conduzida por Pe. Wilson, com palavras de esperança e coragem!