No dia 06 de dezembro, em Caçador realizou-se a Assembleia Anual da Cáritas Diocesana de Caçador. O encontro contou com a presença de representantes das entidades membro de Caçador, Timbó Grande, Lebon Régis, Fraiburgo e Videira, além de voluntários, membros da Pastoral da Pessoa Idosa e Pastoral Carcerária, totalizando 27 pessoas.

O tema escolhido foi “Solidariedade que transforma”. Buscando refletir sobre a Missão da rede Cáritas, Dom Frei Severino Clasen abordou a questão de forma clara e simples. Depois se fez a memória da caminhada da Cáritas Brasileira, Cáritas Regional e Cáritas Diocesana, onde as ações estão em sintonia, elencando as quatro principais prioridades: o fortalecimento da rede Cáritas, Economia Solidária, Mudanças Climáticas e Emergências, Sustentabilidade e Gestão.

Em preparação a Assembleia da Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina, que ocorrerá em fevereiro de 2015, os presentes fizeram a avaliação e celebração da caminhada, de cada entidade e da própria Cáritas Diocesana, em consonância com as quatro prioridades. Ainda, foram apontados indicativos para o novo quadriênio da Cáritas Regional Santa Catarina. Uma oportunidade de partilha das experiências, já vislumbrando as ações para o próximo ano.

Marilene G. de Oliveira

Secretaria da Cáritas Diocesana