* Devaneide de Brida

Nos dias 08 de abril e 06 de maio de 2010, reuniram-se na sede da Cáritas Diocesana,  representantes do Fórum Lixo & Cidadania. Este Fórum é composto por pessoas, entidades governamentais, não-governamentais e de representação sócio-ambiental envolvidas direta ou indiretamente com a gestão do lixo.

O Fórum Municipal Lixo & Cidadania de Criciúma é uma instância que agrega interessados, atuantes e responsáveis pela gestão dos resíduos sólidos no município, tem caráter permanente de discussão, proposição, articulação, apoio técnico, capacitação e sensibilização para a adequada gestão e manejo dos resíduos sólidos no município.

As reuniões do Fórum são mensais com o objetivo de colaborar com o poder público, organizações ambientais e outras instâncias atuantes na elaboração e implantação da política municipal de resíduos sólidos, bem como na articulação de apoio necessário à sua adequada gestão e manejo.

Destas reuniões do Fórum apontou-se alguns encaminhamentos como a inclusão de outras instituições no Fórum como o Ministério Público, Defesa Civil, representantes de programas sociais do município de Criciúma, etc. Divulgar o Fórum para a Rede Cáritas e para os grupos de trabalho da Diocese de Criciúma e ainda um levantamento de atividades de economia solidária. Outra demanda apresentada é a revisão cadastral dos catadores. Um fator importante é a construção de um plano estratégico de atuação do Fórum Lixo e Cidadania com metas, objetivos e parcerias.

* Referência de Comunicação da Cáritas Diocesana de Criciúma.