A Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina esteve reunida em Laguna, Diocese de Tubarão, nos dias 05 a 07 de dezembro para avaliar as ações desenvolvidas ao longo deste ano e também olhar para o que ainda precisa avançar em 2011, ano do fechamento do primeiro Planejamento Estratégico da Cáritas Brasileira (2008-2011). Não estiveram presentes apenas as dioceses de Joinville e Blumenau.

A última reunião do Fórum da CB/SC teve início com uma celebração repleta de mística e espiritualidade relembrando os desafios e conquistas ao longo da intensa caminhada em 2010 e contou com a presença da Ir Erbênia da Diretoria Nacional e Cristina dos Anjos, Diretora Executiva Nacional da Cáritas Brasileira.

Planejar as ações para 2011 foi um exercício de comunhão e olhar para as metas e o conjunto das ações que ainda são necessárias implementar. Dos apontamentos para 2011 destacam-se, dentro das prioridades estratégicas, demandas como a coleta de assinaturas da Lei Geral da Economia Solidária, continuação dos seminários diocesanos de Desenvolvimento Solidário Sustentável e Territorial, Organização de feiras de Economia Solidária, fomentar debates sobre limite da propriedade da terra, finalizar plano de emergências e ampliar, realizar cursos de formação para conselheiros, apoiar a 22ª Romaria da Terra e da Água, participar da construção da 5ª Semana Social Brasileira e de atividades do conjunto da Igreja, contribuir com a criação de Fundos Diocesanos de Solidariedade, a preparação para o 4º Congresso da Cáritas Brasileira e atividades de fortalecimento da rede e da comunicação da Cáritas Regional além de outras demandas.

A descrição de todas as ações será enviada às entidades-membro para considerações e finalização do Plano Operacional Anual 2011.