A Cáritas Diocesana de Rio do Sul vem construindo uma caminhada, sempre norteada pela Missão de “Testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo a vida e participando da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural, junto com as pessoas em situação de exclusão social.” Prova disso, são os projetos e ações que vem sendo desenvolvidos pela entidade.

Com o projeto “Fortalecendo Experiências de Economia Solidária em Santa Catarina” vários grupos da região já estão sendo visitados e acompanhados, com grande aceitação e envolvimento dos participantes. Acredita-se que a o Curso de Gestão, Auto Gestão e Viabilidade Econômica será muito importante para o fortalecimento desses grupos, visto que a primeira etapa será no dia 18 de junho.

Outra atividade considerada de grande importância é o IV Seminário de Políticas Públicas de Santa Catarina, em parceria com a Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas – Províncias Santa Clara de Assis e apoio da Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina, que visa incentivar, apoiar e organizar iniciativas de formação e conscientização de agentes sociais, promovendo e fortalecendo a sociedade civil na construção de alternativas de desenvolvimento e de intervenção nas políticas públicas.

O seminário acontecerá no dias 03, 04 e 05 de junho na cidade Laurentino. Contará com assessoria de Alex Piero (Gestor Público), Gabriel Medina (Presidente do Conselho Nacional da Juventude), Maristela Cizeski (conselheira do CONANDA) e Gestores Públicos Estaduais e Municipais.  As inscrições poderão ser feitas através do telefone: (47) 3521-0614, ou e-mail carmelapanini@gmail.com.

Nos dias 21 e 22 de maio acontecerá o curso de formação para o Empreendimento de Economia Solidária Massas Santa Maria, que foi beneficiado pela aprovação do projeto “Capacitar e realizar sonhos para multiplicar conhecimentos” Apoiado pelo Fundo de Mini-Projetos Alternativos da Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina.

Este projeto tem como objetivo capacitar, através de um curso de panificação, mulheres da comunidade de Santa Maria, município de Rio do Campo e também levar conhecimento de organização do grupo de trabalho a fim de que seja um espaço de inclusão produtiva e geração de renda.

Por Joseanair Hermes, Cáritas Diocesana de Rio do Sul.