A Ação da Cáritas Diocesana de Lages voltada à defesa dos direitos da criança e do adolescente tem como objetivos a defesa e promoção da vida, as relações democráticas e participativas como instrumento na construção de uma sociedade que compreenda crianças e adolescentes como sujeitos de direitos e pessoas em desenvolvimento.

Para construir e vivenciar esta prática, a Cáritas Comunitária do Bairro Gralha Azul, com o apoio da Cáritas Diocesana de Lages promoveu no final de setembro a I Gincana da Cidadania, envolvendo crianças e adolescentes daquela comunidade, com atividades de lazer, esporte, cultura e mobilização social. Envolver e criar um espírito de integração, participação e solidariedade entre as crianças, adolescentes e comunidade foi um dos objetivos da Cáritas.

As atividades da gincana iniciaram com uma celebração seguida de noite cultural com a apresentação das equipes e no dia seguinte, a continuidade com atividades o dia todo.

A gincana foi uma das atividades previstas pelos Agentes Cáritas e Adolescentes, bem como, outras atividades desenvolvidas: comemoração do Dia da Criança e um bingo festivo para arrecadar recursos para construção da Capela na comunidade.

A Cáritas, nesse sentido, vem buscando construir, pouco a pouco, a cultura do protagonismo, a partir das crianças e adolescentes, despertando neles/as o desejo de serem cidadãos, reconhecidos como sujeitos ativos da comunidade e da sociedade, o que tem sido uma meta da rede Cáritas na Região Serrana.

Por: Equipe da Cáritas Diocesana de Lages