A primeira atividade realizada na região de Caçador pelo Projeto Fortalecendo Experiências de Economia Solidária em Santa Cataria foi a apresentação do ao Conselho Diocesano de Pastoral (CODIPA).

Foi exposto então que o Projeto surgiu de uma necessidade encontrada em todo o estado no acompanhamento aos Empreendimentos de Economia Solidária e será patrocinado pela Petrobras que tem como objetivo a realização de visitas aos grupos, Curso de autogestão, plano de negócios e viabilidade econômica, oficinas de agroecologia e de comunicação social, feiras, etc.

O projeto também foi apresentado, com maiores detalhes, ao conselho diretor da Cáritas Diocesana de Caçador, parceira da execução do projeto.

O terceiro passo foi visitar os grupos de Economia Solidária na região como a Associação de Mulheres Velosenses e a Associação de Artesão de Caçador.

“A atividade artesanal é pouco valorizada, precisamos trabalhar em empresas para conseguir manter as nossas casas. Se eu pudesse viveria somente de artesanato. Este é meu grande sonho. Necessitamos que o nosso trabalho seja mais divulgado e valorizado.” Afirma Mariliane Ferreira, da Associação de Artesão de Caçador.

O projeto pretende potencializar esses grupos com pouco acesso a comercialização e gestão de seu empreendimento tornando-os referência e melhorando a qualidade de vida das pessoas.

Por Estela da Maia, articuladora local da região de Caçador.