A Cáritas Diocesana de Blumenau foi eleita, no dia 29 de junho, como representante de entidades religiosas ao COMSEA (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional para o biênio 2010/2012. Os conselheiros tomaram posse no dia 05 de julho no salão nobre da Prefeitura Municipal de Blumenau.

O COMSEA é um órgão colegiado, deliberativo, constituindo-se em espaço de articulação entre governo municipal e sociedade civil para formulação de diretrizes para política e ações na área de Segurança Alimentar e Nutricional, instituído pela Lei Complementar nº. 430 de 03 de dezembro de 2003. Em Blumenau o COMSEA tem como objetivo realizar o levantamento das entidades que distribuem alimentos, fazer um diagnóstico da situação da miséria e da fome e construir o plano municipal de segurança alimentar e nutricional.

Segundo as deliberações da I Conferência Nacional, em 1994, “Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) significa garantir a todos/as condições de acesso a alimentos básicos, seguros e de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, com base em práticas alimentares saudáveis, contribuindo assim para uma existência digna, em um contexto de desenvolvimento integral da pessoa humana”.

A Cáritas Brasileira mantém, entre outros, o Programa de Segurança Alimentar desde 1999 em Minas Gerais. De 2005 em diante, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) realiza ações de Segurança Alimentar nos regionais de Minas Gerais, NE2, NE3, Maranhão, Rio Grande do Sul e Ceará. A participação da Cáritas Diocesana de Blumenau fortalece o programa nacional e amplia a atuação da rede Cáritas em Santa Catarina.

Por Thaise E. Ignácio (Referente de Comunicação da Cáritas Diocesana de Blumenau)

Foto: Foto Julius