Tomaram posse na última terça-feira (24) os novos conselheiros, titulares e suplentes, do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS) em cerimônia realizada no auditório da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), em Florianópolis. A eleição dos novos conselheiros aconteceu no dia 10 de julho em Fórum próprio eletivo da sociedade civil.

A Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina assume uma cadeira no CEAS por um período de 2  anos e está representada por Maria Antonia Carioni Carsten, assistente social, membro da equipe da Ação Social Arquidiocesana de Florianópolis – ASA. Maria Antonia fará a relação com as demais Entidades-membro da Rede Cáritas em SC,buscando aproximar o debate da política de assistência social com as regiões do estado a partir dessa rede, melhorando assim o controle social das Políticas Públicas.

“A Cáritas SC tem um papel importante nesse processo de fortalecimento da política, pois sua capilaridade permite a mobilização e articulação de entidades para o exercício do controle social”, afirma Maria Antonia.

Além da posse dos novos conselheiros, a cerimônia elegeu a nova diretoria do CEAS (2012-2014). A presidente eleita, Solange Bueno, afirma que a aprovação do orçamento e contas, o envio de projetos para o plano estadual de assistência e o acompanhamento das demandas nacionais são prioritários e desafiadores. “Vamos trabalhar para que as políticas públicas sejam cada vez mais efetivadas”, afirma ela. Solange destaca a importância da presidência do CEAS ser exercida por representante da sociedade civil. A presidente eleita representa a Associação Catarinense para a Integração do Cego (ACIC).

Por Fernando Zamban, Assessoria de Comunicação da Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina. Fonte: Assessoria de Comunicação da SST.