A Cáritas Diocesana de Criciúma juntamente com a Universidade do Extremo Sul Catarinense conduzirá a coordenação do Fórum do Lixo e Cidadania de Criciúma. A eleição foi realizada no dia 6 de junho, na sede da Cáritas.

Além da eleição, o fórum tratou da situação da Associação Criciumense de Catadores (Acrica), que ainda não tem local para armazenagem dos resíduos. No dia 19 de julho, os membros do fórum e os associados participaram de uma sessão na Câmara de Vereadores para solicitar a doação do terreno para a Acrica, entre outros assuntos.

Também esteve em pauta a preparação para o 3º Fórum Ampliado do Lixo e Cidadania, a realizar-se em novembro. Uma comissão foi criada para elaborar a programação do evento.

Houve ainda, uma avaliação da oficina de catadores de materiais recicláveis, realizada no dia 17 de maio e promovida pela Cáritas, através do Projeto Fortees. Segundo os participantes, a oficina favoreceu para o contato com catadores de outras localidades e o conhecimento sobre a organização dos trabalhadores.

Por Morgana Rosso, da equipe da Cáritas Diocesana de Criciúma.