Gestão de empreendimentos solidários é trabalhada na 2ª Etapa do curso do projeto FORTEES realizado na região de Florianópolis

A capacitação de empreendimentos de economia solidária e a qualificação da produção nas suas diferentes linhas de trabalho são de fundamental importância para o desenvolvimento e aprimoramento das atividades desenvolvidas, sejam elas nas formas associativas, cooperativas ou mesmo em grupos de pessoas organizadas com os mesmos propósitos e objetivos.

Diante da realidade dos empreendimentos de economia solidária acompanhados pelo projeto FORTEES, vem sendo desenvolvido o curso de Gestão e Viabilidade econômica com o objetivo de capacitar os atores envolvidos nesse processo de geração de trabalho e renda. Para tanto temas voltados à gestão, autogestão, mercado, plano de negócio, entre outros são abordados nas etapas realizadas. Seguindo a metodologia do curso, a região de Florianópolis realizou a segunda etapa do curso onde 21 participantes, representando seis empreendimentos, puderam apropriar- se de temas tão importantes para os empreendimentos de economia solidária através de ferramentas e técnicas de gestão tais como, o plano de negócio e plano de autogestão; puderam se inteirar dos processos construtores do mercado para a atuação como empreendimento solidário e sustentável, entre tantos outros aprendizados a partir das trocas de experiência de vida de cada participante. Por isso a importância do curso para a viabilidade dos empreendimentos: não basta se autogerir. É preciso qualificar-se.

Inês Jalcira de Souza Nascimento

Articuladora local