A Cáritas Diocesana de Rio do Sul realizou sua 4ª Assembleia no dia 04 de março na comunidade São Roque em José Boiteux. E contou com representantes da maioria das entidades associadas e a presença de Pe. Roque A Favarin – Secretário Regional da Cáritas em Santa Catarina. Na oportunidade os participantes avaliaram, a partir das prioridades da Cáritas Brasileira, as atividades e os projetos desenvolvidos.

A Assembleia deliberou como resposta aos grandes apelos sociais e ambientais da região, quatro diretrizes: 1. Defesa e promoção de direitos; 2. Incidência e controle social das políticas públicas; 3. Construção de um projeto de desenvolvimento solidário e sustentável; 4. Fortalecimento da rede CARITAS, em consonância com as Pastorais sociais.

A Cáritas Diocesana de Rio do Sul, fundada no dia 08 de agosto de 2009, tem como missão “testemunhar e anunciar o evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo a vida e participando da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural, junto com as pessoas em situação de exclusão social”.

Na Assembleia, para viver a missão e as diretrizes, também foram indicadas as seguintes atividades para 2012:

• Organizar feiras em alguns municípios para aumentar a comercialização de produtos de economia solidária.
  • Realizar troca de experiências em alternativas a cultura do fumo.
  • Inserir-se nos debates e reuniões do Território do Alto Vale do Itajaí.
  • Participar no seminário de políticas públicas, envolvendo pessoas acompanhadas nos projetos de emergências em maio.
  • Coletar assinaturas para criação de Lei de Economia Solidária.
  • Fazer um mapeamento dos movimentos sociais e entidades da sociedade civil que atuam na região.
  • Assumir a carta da Terra, e debates da conferencia Rio + 20 em parceria com os movimentos sociais.
  • Divulgar e tornar conhecida a Caritas nas paróquias.
  • Divulgar e comunicar mais as ações realizadas nos diversos meios.
  • Realizar formação para agentes Cáritas na base e seus dirigentes.
  • Criar Cáritas paróquias a partir das necessidades dos grupos e comunidades.
  • Buscar alternativas de autossutentação das Cáritas.

Durante a Assembleia aconteceu a eleição do novo Conselho Diretor e do Conselho Fiscal, ficando assim constituídos:

Diretor Presidente: Pe. Marino Loffi; Diretora Vice Presidente: Fabiana Gonçalves;
Primeira Secretária: Ir. Carmela Panini; Segunda Secretária: Ana Maria Vendrami;
Primeiro Tesoureiro: Jurandir Zonta; Segundo Tesoureiro: Ary Fontanive;
Suplentes: Cesar Panini, Pe. Alírio Vicenzi; Pe. Lino Anderle.

Conselho Fiscal: Eldíria Venturi; Mauricio Marchi; Orivaldo Moraes.
Suplentes: Maristela Scursel; Geraldo Vendrami, José Henrique Batista.

A celebração do compromisso do Conselho Diretor e do Conselho Fiscal será feita no dia 22 de abril, oportunidade em que serão também operacionalizadas as prioridades assumidas para o triênio 2012-2015.

Por Ir. Carmela Panini, da equipe diocesana da Cáritas Diocesana de Rio do Sul.

No slides are available.