Aconteceu no dia 14 de maio na Paróquia São João Evangelista em Biguaçu, a 39.ª Assembleia Geral da ASA. Com a presença das Entidades-Membro, a Assembleia deliberou sobre vários pontos importantes para o fortalecimento da caminhada da rede ASA na Arquidiocese de Florianópolis.

SOMOS SOLIDARIEDADE, SOMOS CÁRITAS

Num primeiro momento da manhã, Pe. Roque Favarin, secretário regional da Cáritas Brasileira em Santa Catarina, apresentou a história da organização dos trabalhos sociais da Igreja Católica sua consolidação ao longo do tempo, sobretudo a partir das Cáritas Paroquiais, Diocesanas e Regionais. A ASA desde 2005 é entidade filiada à Cáritas Brasileira e é sua a missão de espalhar para a sua rede a mística e o jeito “Cáritas” junto às ações sociais paroquiais. Durante a assembléia, foi apresentado o vídeo “Somos Cáritas”, onde foi possível conhecer melhor a presença da Cáritas no Brasil, nas comunidades e na sociedade, o vídeo possibilitou que a rede ASA também se percebesse e afirmasse: “Somos Cáritas.”

GESTÃO 2011-2014

A Assembleia também deliberou sobre a alteração estatutária, onde redefiniu sua missão, visão e valores, filiação e desfiliação de entidades-membros, tendo a Ação Social e Cultural Nossa Senhora da Glória – ASCUNSEG como a mais nova entidade-membro; aprovação dos relatórios de atividades e financeiros do período de 2009 e 2010, e a escolha da nova diretoria e conselho fiscal da ASA.

Com o voto unânime de todos os delegados presentes, foi eleita para o triênio de 2011-2014 a nova diretoria e conselho fiscal:
Presidente: Pe. Mario Sérgio do Nascimento
Vice-presidente: Sandra Schilichting
1.º Secretária: Leda Cassol Vendrúsculo
2.ª Secretária: Maria Inês Clasen
1.º Tesoureiro: Diácono Renato Ghellere
2.º Tesoureiro: Djalma Lemes
Conselho Fiscal: Pe. Siro Manoel de Oliveira, Sr. Antonio José de Souza e Sr. Paulo Schimidt.
Suplentes: Maria Elisabeth da Silva, João Carlos da Costa e Sra Ivone Martins.

Segundo o presidente eleito da ASA: “A Assembleia foi muito positiva e animadora, pois ela possibilitou a participação das entidades filiadas no processo de gestão e funcionamento da ASA, assim como fortaleceu ainda mais a caminhada e o sentimento de pertença à uma grande rede de Ações Sociais”.

MISSÃO: Atuar e potencializar as Ações Sociais, por meio de assessoria e acompanhamento, fortalecendo a promoção e defesa dos direitos e políticas sociais, na construção de uma sociedade justa, democrática, solidária, sustentável e plural.

VISÃO: Ser reconhecida enquanto entidade de assessoria qualificada com metodologia e dinâmica de trabalho em rede, aprimorando e ampliando a sua visibilidade e sustentabilidade.

VALORES: Ética, democracia, solidariedade, respeito, transparência, justiça, cidadania e direitos, sustentabilidade ambiental e protagonismo.

Por Maria Antonia Carsten, Ação Social Arquidiocesana.