Na manhã desta quinta-feira, 22, na Irmandade do Divino Espírito Santo (IDES), a Ação Social Arquidiocesana (ASA) da Arquidiocese de Florianópolis realizou o primeiro Fórum das Pastorais, Entidades e Ações Sociais da Arquidiocese de Florianópolis de 2018. Na ocasião, estiveram presentes os representantes dos inúmeros trabalhos sociais desenvolvidos no território da Arquidiocese.

O encontro teve início com a acolhida de Ademar Arcângelo Cirimbelli, provedor da IDES, com a apresentação de alguns projetos desenvolvidos pela Irmandade do Divino. Ao dirigir a fala, Ademar disse que as obras são frutos de muito trabalho e amor dos voluntários da instituição. “Nós fazemos o possível e o Espírito Santo faz o impossível”, afirmou. Após a fala do anfitrião, o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Padre Revelino Seidler, conduziu todos à oração e a escuta do Evangelho do dia.

Na seqüência dos trabalhos, o secretário executivo da ASA, Fernando Anísio Batista, motivou os participantes a refletir sobre a Campanha da Fraternidade 2018 (CF 2018), que tem como tema “Fraternidade e superação da violência”. Reunidos em grupos, partilharam sobre como estamos trabalhando a temática, como superar a violência e sobre as luzes que possam clarear o caminho para a paz.

Fernando aproveitou a oportunidade para fazer a prestação de contas dos recursos do Fundo Arquidiocesano de Solidariedade, arrecadados durante a Coleta da Solidariedade de 2017 e divulgar o calendário de eventos para 2018. Ele ressaltou a importância da Oficina de Elaboração de Projetos Sociais, que acontecerá em 17 de março, em local a confirma, e o Seminário Regional sobre a CF 2018, a ser realizado de 16 a 18 de março, em Lages, com a presença de todas as Dioceses do Estado. Também ressaltou que neste ano deve ser lançada a terceira edição da revista sobre a dimensão social da Arquidiocese.

Fechando a programação, Padre Revelino convidou todos para realizar, juntos, a leitura da mensagem do Papa Francisco à Igreja do Brasil sobre o Ano do Laicato.

Agradecimentos

A Ação Social da Arquidiocese, juntamente com a Coordenação de Pastoral, agradece a todos que se fizeram presentes no primeiro Fórum de 2018. Direciona um agradecimento especial à Irmandade do Divino Espírito Santo, na pessoa do provedor, Ademar Cirimbelli, que gentilmente acolheu o Fórum nas dependências da Irmandade. E, ainda, por conduzir os participantes a conhecer um pouco da história da instituição e da Igreja do Divino Espírito Santo, localizada na Praça Getúlio Vargas (Praça dos Bombeiros), nesta Capital, que abriga relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus e de São Vicente de Paulo.

Agenda

O próximo Fórum das Pastorais e Entidades e Ações Sociais da Arquidiocese está marcado para o dia 24 de maio, no Parque Dom Bosco, em Itajaí. Para este, a ASA espera aumento no número de participantes.

Por José Allison Santos

Assessor de Imprensa

Ação Social Arquidiocesana de Florianópolis

asafloripacomunicacao@gmail.com