Entre os meses de abril e junho de 2010, a Ação Social Arquidiocesana (ASA) aplicou um diagnóstico com as Ações Sociais Paroquiais com o objetivo de perceber sua realidade no processo de gestão, organização, execução de programas e projetos, participação nos espaços de defesa de direitos e a articulação enquanto Rede de Ações Sociais.

O levantamento foi aplicado com 34 Ações Sociais, que desenvolvem trabalhos nas mais diversas áreas, tendo como público específico as famílias em situação de vulnerabilidade social.

Trabalho Social na Arquidiocese em Números
Ações Sociais filiadas a ASA 45
Ações Sociais que responderam o diagnóstico 34
Associados 855
Voluntários que atuam nos programas e projetos 1.028
Assistentes Sociais contratadas 08
Funcionários 24
Pessoas atendidas pela emergência social/mês 3.343
Idosos atendidos nos grupos e programas 3.899
Crianças e Adolescentes atendidas nos programas sócio-educativos 825
Crianças atendidas pela Pastoral da Criança 1.076
Pessoas que atuam em projetos de Geração de Trabalho e Renda 90
Jovens e adultos que recebem qualificação profissional 1.130
Pessoas que participam de grupo de mães 429
Pessoas que são voluntárias nas oficinas de fitoterapia da Pastoral da Saúde 212

Além dos programas de atendimento direto, foi identificada a participação das ações sociais nos Fóruns de Políticas Públicas e Conselhos Paritários de direitos, onde pelo menos 39% das ações sociais participam de algum conselho. Isso revela que a formação anual que a ASA promove aos agentes em políticas públicas, traz resultados efetivos à participação das Ações Sociais nos espaços de controle social.

Percebe-se que a Ações Sociais desejam avançar nos seus trabalhos e entendem que como entidade de assistência social tem um compromisso maior e que a mudança de vida das pessoas atendidas é o seu maior desafio.  Para isso o Fundo Arquidiocesano de Solidariedade (FAS) tem sido um importante impulsionador para o avanço dos trabalhos nessa perspectiva de transformação social, onde 49% das entidades já acessaram o FAS para projetos nas mais diversas áreas. 

Os dados completos deste levantamento podem ser obtidos diretamente na Ação Social da Arquidiocese, pelo Fone: (48) 3224 8776 ou pelo e-mail: asa@arquifln.org.br

Por Fernando A. Batista, Referente de Comunicação da ASA.