A Cáritas Diocesana de Criciúma, na execução de suas Linhas de Ação, tem o Programa 2 – “Defesa do Meio Ambiente” que vem sendo trabalhado de maneira a reafirmar o comprometimento da Cáritas, juntamente com outras entidades, para planejar ações, definir estratégias, estudar e criar alternativas, mobilizar mais pessoas, grupos, a sociedade sobre questões que envolvam as Mudanças Climáticas.

A parceria com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Defesa Civil Municipal e a Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (FAMCRI) vem desenhando a construção do Fórum Municipal de Mudanças Climáticas e Justiça Social. No dia 29 de julho, nas dependências da UNESC iniciaram-se as atividades do Fórum. Os participantes, além da Cáritas Diocesana de Criciúma, os professores Carlyle Bezerra de Menezes e José Carlos Virtuoso da UNESC falam que, apesar de o grupo ainda ser pequeno, o objetivo é ampliar e oficializar esse espaço de discussão da sociedade civil.

Segundo Neuza Mafra, secretária da Cáritas Diocesana, “o Fórum possibilitará além de um espaço de diálogo, uma oportunidade para enfrentarmos e combatermos as ameaças que vêm sofrendo quem denuncia o abuso, as agressões e degradações ao meio ambiente e as várias áreas que estão em situação irrecuperáveis na região”.

Fórum Lixo & Cidadania

O Programa 2 – Defesa do Meio Ambiente, da Cáritas Diocesana de Criciúma, também pretende contribuir para o fortalecimento da articulação em Rede com os Movimentos Sociais, UNESC e demais parceiros.

A partir dessa articulação, a Cáritas participou no dia 05 de agosto do Seminário de Planejamento Estratégico para a Coleta Seletiva na Cidade de Criciúma. O seminário é uma parceria entre a UNESC, a Cooperativa de Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Criciúma (CTMAR) e o Instituto Vonpar de Porto Alegre que está financiando um projeto para a reforma do galpão da cooperativa CTMAR de Criciúma. O projeto foi selecionado entre vários do território catarinense no valor de R$ 26 mil.

O seminário aconteceu durante todo o dia onde foi elaborado um Planejamento Estratégico que será apresentado no Fórum do Lixo & Cidadania para aprovação e em seguida, os encaminhamentos necessários para iniciarmos a execução do mesmo.

Por Devaneide de Brida, referente de Comunicação da Cáritas Diocesana de Criciúma.