O EES (Empreendimento de Economia Solidária), Arte da Natureza foi criado, desenhado e pintado ao longo do Projeto: “Fortalecendo Experiências de Economia Solidária em Santa Catarina” – FORTEES e realizado pela Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina com patrocínio do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania da Petrobras. A motivação para integrar os artesãos e artesãs foi realizada através das oficinas, da feira de Economia Solidária e do curso para novos grupos de Economia Solidária.

Os artesãos e artesãs atuavam individualmente e residem nos limites dos municípios de Laguna e Jaguaruna-SC. Podemos dizer que são inspirados nas belezas de duas lindas praias: Garopaba e Cigana. Merece destaque também a serenidade da Lagoa Santo Antonio que integra aquela região e da qual, muitas famílias tiram o seu sustento com os saborosos frutos do mar. O lugar também atrai Surfistas de são Paulo e Rio de Janeiro sendo que alguns fixam residência como é o caso de uma das artesãs integrantes do grupo. O cuidado com a natureza expressada na arte é facilmente encontrada através do reaproveitamento de conchas, cascalho, escamas, madeiras, tecidos, que se tornam bolsas, colares, peças para ornamentação e ou utilidades.  Até mesmo a influência da modernidade como caixas de sapatos, potes de sorvetes e outros objetos que somariam o aumento da poluição do lugar, se transforma em caixas uteis para guardar objetos e enfeitar as residências.

O grupo Arte da Natureza busca  avançar novos passos. Produzir coletivamente incluído a arte da costura e do bordado, podem incluir artigos para a praia e assim embelezar mais e melhor a natureza com a arte expressada pelo grupo. Ao mesmo tempo em que se discute como viver concretamente os valores da Economia Solidária e também se organizando para realizar o Plano de Negócios proposto pelo Projeto FORTEES – Fase II.

Catarina De Faveri – Articuladora Local – Tubarão