A busca pelo reconhecimento do trabalho e a paixão pela confecção de Artesanato de palha de trigo, moveu um grupo de mulheres a produzir e a comercializar o produto de forma coletiva. Há algum tempo que na comunidade da Sede Rosário no município de Romelândia a Associação Palhas Mágicas planta o trigo, colhe e confecciona chapéus, bolsas e outros artigos feitos da palha. A comercialização do material se dá no dia a dia da comunidade, mas o que move mesmo as mulheres a reunir-se nas terças e nas quintas é a paixão por produzir e trabalhar em grupo.

Conforme alguns membros, o trabalho é tão gratificante que elas não imaginam a vida sem produzir as longas tranças de palha que no fim viram belas peças de arte. O grupo reúne-se em um espaço próprio que está construído junto à escola da comunidade e ali mantém uma relação valiosa com os alunos e com a comunidade, o que torna o trabalho do grupo uma forma de preservar e passar adiante a cultura e as técnicas de confecção.

Um elemento que se destaca visivelmente no grupo é a forma como é organizado, onde todas se reúnem para trabalhar e com muita alegria e dedicação fazem do artesanato uma forma de se encontrar e de cultivar as amizades, visto que são agricultoras que trabalham diariamente na roça e ainda encontram um tempo para reunir-se.

Jian Carlos Frare

Articulador Local