O Regional Santa Catarina da Cáritas Brasileira celebrou, em fevereiro, oito anos de sua fundação. São oito anos de atuação em solo catarinense, rico em diversidade cultural e diferentes realidades sociais. São 8 anos de muitos desafios e muitas conquistas e a certeza de que muito ainda tem por fazer para que milhares de catarinenses tenham autonomia política e condições dignas de trabalho e de vida.

O Regional de Cáritas surgiu a partir da articulação dos Mini Projetos Alternativos – MPAS, programa mantido pela CNBB desde a década de 80 e que, aos poucos foi incorporando diversas ações e perspectivas de atuação que se assemelhavam cada vez mais com os princípios e com a missão da Cáritas Brasileira.

Nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2005, em Lages, na serra catarinense, com a presença de agentes de praticamente todas as Dioceses de Santa Catarina, foi realizada a Assembleia de Fundação da Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina. No mesmo ano, em Aracaju, quando a Cáritas Brasileira celebrava seus 50 anos, o Regional foi acolhido por toda a Rede Cáritas.

Em oito anos de atuação a Rede Cáritas em Santa Catarina tem se tornado mais forte, dinâmica e motivada a construir uma sociedade solidária, mais justa, igualitária e plural junto com as pessoas em situação de exclusão social, cumprindo sua missão de testemunhar e anunciar o evangelho de Jesus Cristo, promovendo e defendendo a vida.