Em Santa Catarina, dois projetos aprovados pelo Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania da Petrobras desenvolvem ações que fortalecem a Economia Solidária em seus espaços de atuação.

Em Chapecó, no oeste do estado o Projeto “Viabilidade e Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários no setor têxtil de Santa Catarina” possibilita o aumento da geração de renda dos associados da Cooperativa Mista Solidária de Chapecó – COOPERSOL Confecções que tem hoje 25 associados sendo 19 mulheres.

A Coopersol Confecções é um empreendimento econômico solidário reconhecido pela qualidade de seus produtos e pela seriedade no trato com seus fornecedores e consumidores. Tem como valores, o trabalho coletivo e autogestionário, cooperação, solidariedade, ética, honestidade, qualidade de seus produtos, transparência e equilíbrio socioambiental.

A Cooperativa atua no ramo de confecção, sendo que a atividade mais expressiva no empreendimento é a produção de uniformes em geral, prezando sempre pela qualidade de vida na geração de renda, na inclusão das pessoas com respeito às diferenças individuais, com a justa distribuição dos resultados da atividade econômica.

O Empreendimento tem participação expressiva e sistemática no movimento de Economia Solidária, tendo representante no Conselho Estadual de Artesanato e Economia Solidária e no Conselho Nacional de Economia Solidária, além de participar de espaços dos fóruns regionais e estadual de Economia Solidária.

Durante a tragetória da cooperativa, organizações como os Mini Projetos Alternativos da Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina, a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP da Unochapecó, a Unisol Brasil, Cescoper e Credi Chapecó contribuíram para que o empreendimento se consolidasse e ampliasse a participação social e o reconhecimento da sociedade.

O projeto patrocinado pelo Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania da Petrobras, possibilitou a aquisição de terreno e a construção de barracão, além de adquirir novas máquinas e equipamentos que melhoraram a capacidade de produção e a qualidade dos produtos feitos pela cooperativa. Além disso, o projeto possibilitou a ampliação da capacitação dos/as cooperados/as com cursos específicos do ramo, consolidando ainda mais a cooperativa na região.

Além disso, a Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina desenvolve junto à Coopersol e outros 10 empreendimentos na região de Chapecó e mais 60 no estado, um curso de gestão e viabilidade econômica com objetivo de implementar plano de negócios junto a esses grupos. A Cooperativa também recebe apoio e acompanhamento sistemático de um articulador local e participa de feiras e outras atividades. Tudo isso como parte do projeto “Fortalecendo Experiências de Economia Solidária em Santa Catarina” também patrocinado pelo Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania da Petrobras.

Neste ano em que se comemora o ano internacional das cooperativas, vale destacar uma experiência de cooperação que teve êxito, trazendo maior qualidade de vida aos seus trabalhadores no setor da confecção têxtil como é o caso da Coopersol.