Celebração Cáritas Vila Esperança_site “Melhor que o pão é a sua partilha…”(D. Hélder Câmara)  

 

Neste mutirão de solidariedade e partilha de vida, celebramos o centenário de Dom Hélder Câmara, profeta dos pobres, ressoa o seu grito de esperança a cada um de nós, convocados pelo Espírito Divino: “Não estamos sós. Por isso, não aceito nunca a resignação nem o desespero. Um dia, a fome será vencida e haverá paz para todos. A última palavra neste mundo não pode ser a morte, mas a vida! Nunca mais pode ser o ódio, mas o amor! Precisamos fazer com que não haja mais desespero e sim esperança. Nunca mais vençam as mãos enrijecidas contra o outro e sim o que o movimento de vocês valoriza: Mãos estendidas! Unidas na solidariedade e no amor para com todos” (Dom H.C.)

 

 Este ano é muito especial para nós da Cáritas Diocesana de Lages! Estamos comemorando 40 anos de história e vida junto às comunidades e municípios da Região Serrana. Celebramos também o centenário de Dom Hélder Câmara, profeta da Paz, fundador da Cáritas no Brasil.

A Cáritas Diocesana de Lages fundada em 11 de outubro de 1969 é uma entidade da sociedade civil, que tem como finalidade a assistência social, educação, pesquisa e estudos, divulgação cultural, promoção humana e defesa dos direitos. É uma entidade filiada à Cáritas Brasileira desde 1988.  Além disso, no ano de 2005 contribuiu na implantação da Cáritas Brasileira – Regional Santa Catarina, que tem sua sede em Florianópolis. Tem como missão “Animar a solidariedade entre pessoas, grupos e comunidades da Região do Planalto Sul”.

A Cáritas Diocesana, por sua vez, forma uma rede com 25 Cáritas Comunitárias, distribuídas no território da Região Serrana. As Cáritas Comunitárias são organismos locais, integrados por pessoas voluntárias da comunidade para promover, organizar e participar da prática da solidariedade junto às pessoas empobrecidas.

Celebração Cáritas Urubici_siteNestes últimos meses, estamos celebrando e comemorando junto a Rede Cáritas, comunidades e municípios, os 40 anos da Cáritas Diocesana e os tantos anos de vida de cada Cáritas Comunitária. Vivemos momentos de história, partilha de vida e solidariedade!

No dia 21 de novembro, no Centro de Formação Católica, em Lages, a Cáritas vai realizar o VIII Encontro de Agentes Cáritas. Será um momento de avaliação, planejamento e celebração. Neste dia, teremos o lançamento da Revista comemorativa dos 40 anos e o livro e vídeo do IV Congresso de Criança e Adolescentes. E, no dia 22, às 9h30min., a Celebração Eucarística com toda a comunidade, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, no bairro Coral, em Lages.

Na caminhada Cáritas foram muitas pessoas que fizeram parte desta história… não podemos deixar de agradecer a todos e todas que solidariamente partilharam suas vidas e trabalho em prol dos direitos humanos.

 

Jamile Yared – Membro da Equipe Executiva